Tuesday, February 05, 2013


Enigmáticos Sorrisos.

Leonardo da Vince é exemplo do perfil desse novo homem que esta surgindo na historia da humanidade. Livre do medo do fogo Divino percorria livremente entre as artes, ciências e tecnologia. Assim como seus contemporâneos é na Antiguidade clássica que ele encontra respaldo para seus pensamentos. Comenta-se, estuda e analisa-se a obra Mona Liza - La Gioconda - de Leonardo da Vince (1503 - 1506) e seu sorriso enigmático. Muitas são as teorias o misterioso sorriso. Ele exerce sobre o expectador mesmo em suas reproduções, um fascínio extraordinário. A Gioconda provavelmente deve ser o ícone da historia da arte mais conhecido no mundo. Mas não se pode ignorar que existe um processo de criação que vai passando por uma série se modificações, sofrem influencias até chegar à obra de arte propriamente dita. Assim aconteceu com a Mona Lisa.

Mona Lisa-Leonardo Da Vince


Anos antes de Leonardo da Vince pintar sua famosa Monalisa, Antonello da Messina (1470), pintor que supostamente teria levado a tinta a óleo para os Italianos, pintou um  homem com roupas sóbrias e cobertura na cabeça com um  olhar expressivo e sorriso que carregava caracteristicas do sorriso  arcaico  e facilmente remete ao expectador  a se lembrar da Mona Lisa. Pode-se notar a delicada curvatura no ângulo onde os lábios superiores e inferiores se encontram. O sorriso do homem desconhecido obra de Messina demonstra uma alegria menos discreta que o da Monalisa. A obra de Messina remete às primeiras esculturas de sorriso Gregas e possui caracteristicas das esculturas Kouros enquanto que se pode observar na Mona Lisa de Leonardo da Vince uma possível relação estética das estatuas Kore visto que o sorriso tem um  leve e delicado movimento somente no canto da boca, um pouco mais discreto do que nas referencias estéticas das esculturas Kouros.

Retrato de um homem desconhecido - Antonello da Messina (1470),

O ideal de beleza renascentista expõe provavelmente as ordens plásticas da antiga Grécia, período no qual - vai acontecendo o enfraquecimento progressivo de todas as crenças, e o renascimento do riso de forma tímida, penetrando nas feridas do pensamento imperativo da época. Os renascentistas nutrem-se na antiga Grécia em que o riso expressava a máxima liberdade dos deuses, apropriam-se de caracteristicas da ordem estética da antiguidade clássica Grega para suas obras. Os sorrisos da antiga Grécia estão entre as fontes de pesquisa estética desses artistas.
O sorriso arcaico torna-se, portanto o ideal de beleza renascentista em matéria de expressão do riso. Não se pode ignorar que esse sorriso eternizado por Leonardo da Vince, tornou-se história da cultura mundial um mote para exercício do hilário, do cômico, do deboche tal é a quantidade de obras que visitaram a misteriosa moça de Leonardo.
Marcel Duchamp (1887 -1968), pintor e escultor, é um dos precursores da arte conceitual e introduziu a idéia de ready made [1] .Duchamp se apropriou de uma reprodução de má qualidade da Mona Lisa tornou-se referência iconografica para diversas re-visitas de artistas do século XX de variadas áreas e essas produções normalmente são carregadas de muito humor. Marcel Duchamp no final da segunda década do sec.XX pintou sobre uma cópia impressa da Obra de Leonardo da Vince, Monalisa, um bigodinho e inseriu nessa imagem a inscrição LHOOQ-Elle a chaud au cul, - grosso modo, ou de forma chula significaria: ela o traseiro quente ou ela tem fogo no rabo.


L.H.O.O. Q-  Desenho sobre impressão-Marcel Duchamp-1901

Após esse ato de puro deboche, senso de humor, irreverência e visão impregnada de seus pensamentos dadaístas, Duchamp de alguma maneira abre as portas para uma nova visão do mundo nas Artes. Muitos outros artistas plásticos dos sec. XX e XXI assim como Duchamp fizeram uma visita à obra de Leonardo da Vince. Salvador Dali – pintor surrealista espanhol (1904 – 1989) – fez seu auto-retrato como Mona Lisa, Malevich a inseriu em sua obra, Fernando Botero a engordou, Andy Wahol,Artista da Pop Art a replicou em varias vezes em diversas cores,Vick Muniz a pintou com geléias e pasta de amendoim. Mauricio de Souza retratou a Monica como Mona Lisa, Bansky a grafitou  em paredes de costas,saias levantadas mostrado as nádegas, Ralph Steadman- Ilustrador e cartunista britânico escancarou um riso sinistro para sua Monalisa,enquanto  a Mona Lisa de Roy Liechtenstein- Pintor, escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997)  diz que apenas ficará sentada e sorrindo. Quem sabe uma forma bem humorada de dizer que a imagem da Mona Lisa não precisa fazer mais nada além disso, sorrir,já foi eternizada.

Salvador Dali

Malevich

Fernando Botero-


Andy Warhol- Andy Warhol nasceu em 1928, em Nova Iorque e morreu em 1987
Mauricio de Souza-Monicalisa--História em quadroes-

Vick Munis-


 Bansky-Grafitti-Artista de rua. Nascido em Bristol - (1975)

Roy Liechtenstein- Pintor, escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997)


Ralph Steadman- Nasceu em 1936- Ilustrador e cartunista britânico.




[1] O ready made: Marcel Duchamp. Desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia apropriou-se de objeto variados de uso cotidianos e o inseriu em seu trabalho lançando assim novos olhares sobre o objeto.

Fonte: In PEQUENO INVENTÁRIO DA REPRESENTAÇÃO DO RISO
 By Eliana M.L.S Andrade