Friday, November 30, 2007

Gil Elvgren

Há entre os acadêmicos das artes uma polêmica quanto o fato de que na verdade o pode ou não ser arte.O artesanato esta incluido nessa discursão,mas hoje falarei sobre uma outra que se refere a argumentação de que um ilustrador não é artista porque os trabalhos são meramente comerciais.Hoje estou muito boazinha e resolvi dar um presentinho aos olhos dos marmanjos de plantão .
As imagens abaixo são ilustrações de Gil Elvgren.Como disse, Gil Elvgren é um exemplo de ilustrador que foi considerado injustamente e por muitos anos como um artista meramente comercial, mas saibam que hoje o trabalho desse norte-americano é exposto e reverenciado em galerias de todo o mundo. Ele foi um dos principais artistas a fazer as famosas pin-up . O termo pin-up data da década de 40,( as imagens eram penduradas em locais que normalmente circulavam somente homens como borracharia, quarteis,etc,etc.)mas já ná década de 30, George Petty e
Alberto Vargas, faziam sucesso com a revista americana “Esquire”.
Uma pin-up é uma mulher que jamais seria vulgar ou oferecida, apenas convidativa,insinuante,dissimulada,é uma mistura de sensualidade e inocência,... Imagens asseguradas pelos sofisticados traços provavelmente provenientes da art-nouveau, elas apareciam vestidas em peças de roupa que valorizavam seus corpos de curvas sinuosas, deixavam sutilmente à mostra torneadas pernas, e definidas cinturas, em situações do cotidiano e as carinhas e bocas ingênuas faziam o acabamento da imagem que levaram uma geração de homens à loucura. Mostravam sem mostrar.
Havia muito tabu quanto ao nu e mulheres que ousavam enfrentavam grandes preconceitos muitas vezes pela vida toda . As pin-up não eram mulheres de verdade,alias,eram criadas para atiçar a fantasia masculina,eram figuras idealizadas. Marilyn Monroe é um bom exemplo,foi estigmatizada como a loira burrinha ,ingênua e sexy e isso começou quando fez fotos nuas que acabaram por se transformar além dos famosos calendários ,também em cartas de baralho e foram reproduzidas pelo mundo todo. Um ícone das imagens norte-americana. "Pin-up era mulher para se admirar,jamais para se casar".
Gil Elvgren começou a ilustrar pin-ups na década de 1930 e só parou 40 anos depois. A fama de comercial deve-se ao fato de que a maioria de seus desenhos eram criados para ilustrar campanhas publicitárias, como as propagandas da Coca-Cola. As pin-ups de Elvgren ilustravam principalmente calendários. O artista morreu em 1980. Bem, depois dessa leve explanação sobre o que vem a ser pin-up, vou deixar as imagens falarem por si só.Que primor de ilustrações!!!

P.S: . Na caixinha de música abaixo deixo Ella Fitzgerald e Louis Armstrog.Clique e ouça.
Em breve falarei de Benicio-ilustrador brasileiro












free music

Wednesday, November 28, 2007

Olga Dugina e Andrej Dugin

Andrej Dugin

Nascido em Moscou, em 1955, iniciou sua carreira profissional como ilustrador, em 1979.




Olga Dugina

Nasceu em Moscou, em 1964. O seu interesse por desenho e pintura vem desde a infância. Na Escola de Arte de Moscou (Krasnopresnenskaya), quando realizava seus estudos artísticos, conheceu o ilustrador Andrej Dugin, com quem se casou em 1984 e com quem passou a fazer uma dupla de ilustração, na Alemanha.




Falando em Boch,Bruegel e obras que ocupam todo espaço da tela, vejam uma nesguinha do trabalho desse casal de ilustradores.São claramente influenciados pelo trabalho de Boch.Uma riqueza de detalhes e pesquisa de época impressionantes.



Coisa mais rica são as ilustrações do casal russo Dugin .Feitos para ilustrar estórias infantis. Há objetos e elementos que não fazem parte da história original,mas foram inseridas nas ilustrações que não raro falam mais que as próprias palavras do conto.





Caramujos ganham armaduras de guerreiros; um elefante surge de ponta-cabeça no alto do teto; camponeses medievais convivem com criaturas mágicas e excêntricas. Ricas no detalhe, surrealistas no resultado, ampliam o universo fantástico deste célebre conto clássico
Viajante...

Brabante Jheronimus Bosch-(1450 ? -1516)

Jardim das delicias-1500




Ìtalo um leitor desse blog fez um questionamento muito coerente.Ao observar "jogos de criança de Pieter Bruegel", ele notou semelhanças com Bosh.Não esta enganado,alias é uma excelente observação e isso prova que é um amante de história da Arte.Notem que Boch também preenche cada pedacinho da tela.O Jardim das delicias é um tríptico,ou seja, são 3 telas ligadas uma a outra,um quadro pintado sobre três panos ou tábuas que se podem dobrar.




Boch revolucionou seu tempo no mundo das artes plásticas, seu trabalho deixava evidente o fim da Idade média sec xv, expressava a crise em que as pessoas nesse tempo passavam.




Fazia uso de imagens dramáticas,antropozoomorfas,surreais,demonios,anjos,figuras fantasticas o inferno,apocalipse...Boch é um divisor de águas entre a "velha" e a nova tendência.Pintou lugares e situações exoticas extremamente coloridas em contrapartida de imagens aterrorizantes escuras e toscas.
Há em seu trabalho figuras animalescas e humanas,muito movimento entre os elementos da obra, A profusão de cores,utilizando tecnica flamenga de vernizes translúcidos que meio século mais tarde influenciariam os pintoress Pieter Bruegel o velho e Fran Hals .




Boch mergulhou na fantasia e na irracionalidade da mente humana.Aprofundou-se no que tinha de mais escondido nos sentimentos espirituais dos homens daquela época que viam uma era se acabar. Para entender a obra de Bich,perecisamos nos remeter ao estilo de vida e o pensamento do homem nessa época. A pessoas na Idade média viviam envolvidas e amendrotadas nem meio a pensamentos sobre sua condição de pecador e o terror e pavor do inferno, e apocalipse habitavam suas mentes,a cosntante luta cósmica entre Deus e o diabo,céu e o inferno...
O clima misterioso da obra de Boch está diretamente ligado ao mistério da mente humana.




Conhecido e admirado em todo o mundo - Jheronimus (ou Jeroen) Anthonissen van Aken — o Hieronymus Bosch — nasceu por volta de 1450 na província holandesa do Brabante Setentrional, muito provavelmente na pequena cidade de 's-Hertogenbosch, da qual é quase certo que derivou seu sobrenome artístico.
Acredita-se que a família era originária de Aachen, na Alemanha, conforme sugere o sobrenome, e estabelecera-se na Holanda ainda no início do século XV. O pai de Bosch, Anthonius van Aken, era pintor, assim como o avô, Jan, dois ou quatro tios, o irmão Goossen — que herdou a oficina paterna — e uma irmã (Heberta ou Katherine).


UMA VIDA TRANQUILA

Quase nada ou, muito pouco, se sabe sobre a vida de Bosch, mas com uma vida tranqüila e confortável, em sua infância morou numa casa abastada, onde religião e arte eram assuntos de fundamental importância. Morou a partir de 1462, num casarão da Grote Market, a praça mais importante de 's-Hertogenbosch, onde estava instalada a feira de tecidos, principal riqueza da cidade.
Os Van Aken mantinham estreitas relações com a Catedral de São João, edifício gótico que constituía um dos maiores orgulhos da população local. Recebendo encomendas para decorar peças de mobiliário e colorir estátuas, e é possível que Jan tenha pintado um afresco sobre a Crucifixão, datado de 1444.Poucas biografias existem sobre Bosch, e nenhuma fornece indicações a respeito de seu aprendizado.

Há hipóteses de alguns estudiosos — não comprovadas — de que tenha estudado em algum centro próximo, como Utrecht, onde teria entrado em contato com as iluminuras que influenciaram sua obra em determinado período.

É mais provável, no entanto, que tenha se iniciado na arte sob a orientação do pai ou de um dos tios (o avô havia morrido na época de seu nascimento).


Fonte-Imagens www.portalartes.com.br/portal/article_read.as...
História da arte Gombrich

Friday, November 23, 2007

Pieter Bruegel-Jogos infantis-Breda, 1525? — Bruxelas, 9 de setembro de 1569)

Há uma tela muito interessante de Brugel o velho.Chama-se "jogos infantis " e se você for um pouco paciente e curioso descobrirá que essa obra possui nada mais que 84tipos de brincadeiras protagonizadas por 250 molequinhos.
Essa tela foi pintada em 1560 portanto imagino que essas brincadeiras já deveriam ser antigas entre as pessoas nessa parte da Europa.Há muitas das brincadeiras citadas na tela que eu brinquei,algumas são adaptadas,mas muito semelhantes as da Obra de Bruegel.
Bruegel é um sobrenome famoso pois há vários pintores flamengos que pertenciam a mesma família assinavam assim,por isso acentuei "O velho",para distingui-lo dos outros Bruegels também pintores.
Dizem que Bruegel sempre incluía em suas telas algum tipo de mensagem além do que os olhos podiam ver em uma simples apreciação.Gostava de pintar paisagens,pessoas e o cotidiano.



Essa tela é uma das minhas preferidas , gosto da riqueza de detalhes,da forma que ele trabalhou em toda extensão da tela.Explorou cada espaço.Se recortássemos a tela em pedacinhos,cada fragmento seria outra obra distinta.
Há uma coisa que me incomoda muito observar "jogos de criança":Notem que apesar de estarem envolvidas na arte de brincar,não há expressão de alegria ou satisfação em sua carinhas.Com certeza Bruegel queria dizer algo com isso.Nesse período da historia, as crianças não eram muito valorizadas mesmo.Eram só mais uma boca para alimentar.Visto que muitas eram entregues como pajens,praticamente escravos em cozinhas,nas cavalariça ,servindo a ricas senhoras cheias de vontades, navios...Os meninos eram vendidos pelos pais e levados nas grandes viagens como grumetes e por la eram explorados,violentados sexualmente, passavam fome,frio,medo,muito medo...realmente não havia muita razão para sorrir,mas isso é só uma especulação minha quanto a esse detalhe na tela.Para ver em maior dimensão clique na imagem.

Thursday, November 01, 2007

Giuseppe Arcimboldo o "maluco beleza"




Se existiu um artista que se divertiu a valer com a arte,este sem dúvida foi Giuseppe Arcimboldo (1527–1593),muito conhecido por suas famosas telas de composições com frutas.legumes,peixes,aves,flores,ele foi mais famoso do que os livros não especializados em arte costumam citar....Giuseppe era filho do pintor Biagio Archimboldo e por razões óbvias ele no inicio foi discipulo de seu pai,inclusive participou da confecção dos desenho dos vitrais da catedral de Milão.Ele ao contrário de muitos artistas que só recebem o reconhecimento pos morte,era muito amado,principalmente pelo Imperador Fernando I e inclusive foi morar em Praga, na Tchecoslováquia cono artista oficial e prestou serviços aos imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II.Giuseppe não se limitava somente a ser pintor,era cenógrafo,engenheiro, organizador de festejos e criador de máscaras e fantasias,enfim, ele usava todo material a sua volta para reproduzir imagens,sejam estáticas,quanto movimentadas.Recebia um excelente salário, e era tratado com muita consideração.Tinha liberdade para trabalhar e tinha umas câmaras onde cultiva e criava plantas e animais dos mais exôticos e remotos lugares do mundo.
A corte austríaca, na sua totalidade, estimava-o e amava-o pela sua arte, assim como pela sua disposição impecável. Quando Maximiliano morreu, sucedeu-lhe o seu filho Rodolfo, que continuou a dispensar a mesma mercê e afeição a Arcimboldo, tal como fizera seu pai.Arcimboldo morreu em 11 de julho de 1593 e, em pouco tempo, caiu no esquecimento. Somente no início do século XX, sua obra voltou a ser valorizada, especialmente pelos surrealistas, que se inspiraram no aparente non sense de suas telas.
CUNHA, Leo. O inventor de brincadeiras. Archimboldo. Belo Horizonte: Dimensão, 1996. Coleção arte/vida.